Saprolegnioses Nome comum: Doença dos tufos de algodão. Agentes Etiológicos: principalmente os fungos Saprolegnia, Achlya e Dictyuchus, gêneros da família Saprolegniaceae. Sintomas: Desenvolvimento de manchas brancas no corpo do peixe que, com a evolução da doença, adquirem o aspecto de tufos de algodão e nadadeiras roídas. Freqüentemente a contaminação se inicia em lesões pré existentes.
Como auxiliar nas parasitoses:
Oodinioses Nome comum: Doença do Veludo. Agente Etiológico: protozoário Oodinium pillularis. Sintomas: O corpo do peixe apresenta-se com aspecto aveludado. O parasita se aloja na pele, nadadeiras e brânquias, provocando prurido e dificuldade de respiração, com bastante intensidade. É comum se constatar sintomas de asfixia nos peixes infectados.
Ictiofitiríases Nome comum: Íctio ou Doença dos Pontos Brancos. Agente Etiológico: protozoário Ichthyophthirius multifiliis. Sintomas: Presença de pontos brancos no corpo e brânquias dos peixes. Estados elevados de infestação podem apresentar hemorragias na pele, nadadeiras e brânquias. Devido ao comprometimento das brânquias, também poderá apresentar dificuldade de respiração, nadando na superfície em busca do ar atmosférico.
Costioses Nome comum: Costia. Agente Etiológico: protozoário Costia necatrix. Sintomas: Os peixes apresentam manchas esbranquiçadas na pele e ramificações vermelhas nas nadadeiras. Os exemplares afetados costumam se esfregar nos objetos e no fundo do aquário devido ao prurido gerado.
Comentários Enviados
Este produto não recebeu nenhum comentário até agora. Seja o primeiro e enviar um comentário para este produto!